quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Adoçantes podem estar associados a aumento da glicose

Pode parecer contraditório a primeira vista, mas estudo publicado recentemente na revista Nature, uma das publicações científicas mais respeitadas do mundo, apresentou dados que põem aspartame, sucralose e sacarina no banco dos réus. "Nós percebemos que os adoçantes artificiais podem causar aumento dos níveis de açúcar no sangue, coisa que queremos prevenir quando os consumimos", afirmou o pesquisador israelense Eran Elinav, que participou do estudo.
Aparentemente os adoçantes alteram a flora intestinal, isto é, propiciam que bactérias deletérias se proliferem dentro do intestino. Estes microrganismos participam da digestão fornecendo calorias extras através de ácidos graxos de cadeias curtas. Isto pode culminar em níveis elevados de açúcar no sangue.
Como os resultados são preliminares e em modelos, estudos maiores realizados em seres humanos precisam ser conduzidos antes que se possa dizer que não devemos consumir adoçantes. De qualquer forma, fica o alerta, já que outros estudos mostraram que o consumo regular de refrigerantes mesmo nas versões diet, light ou zero está associado a aumento no risco de se desenvolver diabetes.
Fonte: Medscape



Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista titulado pela SBEM
Doutor e Mestre em Endocrinologia pela UFRGS
CREMERS 30.576 - RQE 22.991
Santa Maria - RS
https://drmateusendocrino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário