Segundo a Associação Americana do Diabetes (ADA), todo paciente com diabetes deve fazer avaliações regulares da retina. A retina é a camada mais interna do olho, responsável em transformar a luz visível em impulsos nervosos que serão transmitidos ao nosso cérebro. O diabetes pode causar danos na retina, ou retinopatia, levando à perda da visão e cegueira.
A avaliação oftalmológica recomendada é a seguinte...
Diabetes mellitus tipo 1: primeira avaliação 5 anos após o diagnóstico. Se não houver sinais de retinopatia, a avaliação poderá ser refeita a cada 2 anos.
Diabetes mellitus tipo 2: primeira avaliação no momento do diagnóstico. Se não houver sinais de retinopatia, a avaliação poderá ser refeita a cada 2 anos.
Gestantes com diabetes pré-gestacional: mulheres com diabetes que engravidaram devem avaliar o fundo do olho já no primeiro trimestre da gestação. Conforme os achados, o médico oftalmologista definirá o melhor seguimento, que costuma ser feito de perto já que existe risco de progressão rápida da doença na retina durante a gravidez.
Referência:
1- American Diabetes Association. 11. Microvascular Complications and Foot Care: Standards of Medical Care in Diabetes-2020. Diabetes Care 2020; 43:S135.
Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista titulado pela SBEM
Doutor e Mestre em Endocrinologia pela UFRGS
CREMERS 30.576 - RQE 22.991
Santa Maria - RS
Texto revisado em 9 de agosto de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário