domingo, 24 de maio de 2015

Colesterol alto: qual o risco e quando devemos desconfiar

O colesterol é um composto químico da família dos álcoois - um álcool policíclico de cadeia longa, ou esteroide. É essencial à vida por fazer parte das membranas plasmáticas das nossas células. Elevações do colesterol, na grande maioria das vezes, não causam sintomas, mas podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico ("isquemia cerebral"). Devido a este aumento de risco, dependendo dos níveis do colesterol, o tratamento com mudança no estilo de vida e/ou medicamentos pode ser necessário.



Não é só a elevação do colesterol que aumenta o risco de infarto e isquemia. O fumo, a pressão alta, o diabetes mellitus, a história familiar de doença coronariana, o sexo masculino e o aumento da idade agem em conjunto, enrijecendo e entupindo as artérias. São os fatores de risco.
Nem todo o colesterol é ruim. Níveis elevados de colesterol HDL ("colesterol bom") diminuem o risco, ou seja, protegem as artérias, evitando o infarto e a angina (dor no peito de origem cardíaca).

Quando devemos dosar o colesterol no sangue?

Existe bastante debate sobre o tema. Em 2016, a USPSTF(1) publicou as seguintes recomendações:
- homens e mulheres sem diagnóstico ou sintomas de doenças cardiovasculares devem dosar seu perfil lipídico (colesterol total, HDL e triglicerídeos) a partir dos 40 anos se ao menos um fator de risco estiver presente (obesidade, sedentarismo, fumo, diabetes, pressão alta...).
Outras sociedades médicas consideram até mesmo rastreamento universal, isto é, avaliar o perfil lipídico em todo mundo a partir dos 20 anos. No entanto, o custo-benefício destas estratégias mais agressivas ainda é controverso.

Fonte:  
1- Jin J. Lipid Disorders: Screening and Treatment. JAMA. 2016;316(19):2056. doi:10.1001/jama.2016.16650


A seguir, três vídeos sobre o tema...

Quem precisa dosar o colesterol e os triglicerídeos?



Água de berinjela ajuda a baixar o colesterol?




Óleo de coco faz bem ou faz mal à saúde?





Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista titulado pela SBEM
Doutor e Mestre em Endocrinologia pela UFRGS
CREMERS 30.576 - RQE 22.991

Conteúdo atualizado em 9 de dezembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário