segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Café e hormônio da tireoide

Pacientes com diagnóstico de hipotireoidismo precisam receber reposição de hormônio tireoidiano, a levotiroxina. Para garantir a boa absorção do medicamento, o comprimido deve ser ingerido ao acordar, em jejum, com um copo de água. Além disso, deve-se esperar de 30 a 60 minutos para comer.



Uma pergunta muito frequente é: "Já que não posso comer por 30 a 60 minutos, posso ao menos tomar uma xícara de café?" Não! Vamos entender por quê...
Um grupo de pesquisadores italianos estudou o efeito da ingestão do café na absorção da levotiroxina. Para isso, avaliou os níveis sanguíneos do hormônio tireoidiano durante um período de 4 horas após a ingestão do comprimido. Em momentos diferentes, os voluntários da pesquisa ingeriram 100 mcg de levotiroxina com água, café ou água seguida de café após 60 minutos de intervalo. As pessoas que ingeriram os comprimidos juntamente com o café apresentaram uma redução na absorção de 27 a 36 por cento. É como se tivessem tomado apenas 2/3 da dose do comprimido! O consumo de café após 60 minutos não interferiu na absorção do hormônio tireoidiano.
Logo, além de não comer no intervalo de 30 a 60 minutos após a ingestão da levotiroxina, o paciente com hipotireoidismo deve evitar o consumo de café, já que esta bebida pode interferir na absorção do medicamento e dificultar o ajuste da dose da medicação.

Fonte:
1- Benvenga S, Bartolone L, Pappalardo MA, Russo A, Lapa D, Giorgianni G, Saraceno G, Trimarchi F. Altered intestinal absorption of L-thyroxine caused by coffee. Thyroid. 2008;18(3):293.

Dr. Mateus Dornelles Severo
 Médico Endocrinologista
Mestre em Endocrinologia
CREMERS 30.576

3 comentários:

  1. eu tomo com água... mas no café da manhã tenho que tomar café. mas faço esse intervalo de uma hora...

    ResponderExcluir
  2. to tomando errado então, tomo com água mas logo em seguida tomo o café.

    ResponderExcluir
  3. to tomando errado então, tomo com água mas logo em seguida tomo o café.

    ResponderExcluir