domingo, 26 de março de 2017

Cuidados com os pés no paciente com diabetes mellitus

Problemas nos pés são frequentes em pacientes diabéticos. Felizmente, a maioria destas complicações pode ser prevenida através de monitorização cuidadosa. O paciente diabético deve ter como rotina diária o autocuidado dos pés.
O diabetes mellitus pode levar a uma série de complicações nos pés, entre elas: micoses, calos, joanetes e outras deformidades, além de feridas que podem ser superficiais ou tão profundas a ponto de alcançar os ossos.

As lesões encontradas nos pés dos pacientes diabéticos têm como causa a má circulação sanguínea e a lesão dos nervos, ambas causadas pelos níveis elevados de glicose. O fluxo sanguíneo diminuído aliado à diminuição da sensibilidade predispõe a feridas de difícil cicatrização. Estima-se que 5 de cada 100 pacientes diabéticos precisam ser amputados devido a problemas nos pés.
O paciente diabético deve ter seus pés examinados por um endocrinologista pelo menos uma vez ao ano. Durante o exame, o médico avalia a circulação, a pele, os nervos e procura por deformidades. Para isto palpa os pulsos e testa a sensibilidade dos pés através de instrumentos específicos como o monofilamento e o diapasão. Qualquer alteração encontrada deve ser tratada e/ou monitorada para que se evitem lesões mais graves.
Além do exame médico, são medidas importantes no cuidado dos pés do paciente diabético:
– evitar o cigarro, já que o fumo prejudica a circulação;
– ter cuidado ao cortar as unhas, evitando retirar as cutículas ou deixa-las encravadas;
– lavar, secar e hidratar os pés diariamente. Durante este processo procurar por abrasões, áreas avermelhadas, bolhas ou qualquer tipo de ferida, principalmente na planta e entre os dedos;
– evitar andar descalço ou usar calçados apertados e desconfortáveis.
Respeitadas estas medidas, os problemas nos pés dificilmente surgirão. Contudo, caso se perceba qualquer lesão, o médico deverá ser prontamente consultado para que o tratamento seja rapidamente instituído e se evite assim a temida amputação.

Fonte: UpToDate OnLine

Dr. Mateus Dornelles Severo
 Médico Endocrinologista
Mestre em Endocrinologia
CREMERS 30.576 - RQE 22.991

Nenhum comentário:

Postar um comentário