quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Orbitopatia de Graves: a doença dos olhos associada ao hipertireoidismo

A orbitopatia ou oftalmopatia de Graves é uma doença autoimune dos tecidos retro-orbitários. Eventualmente, o sistema imunológico ataca de forma inapropriada os tecidos do nosso organismo. Na orbitopatia de Graves, esse ataque causa inflamação e lesão nos músculos e tecidos localizados atrás dos olhos. Um de cada 4 pacientes com hipertireoidismo causado por bócio difuso tóxico ou Doença de Graves pode ter comprometimento ocular.
Alguns pacientes parecem estar mais predispostos ao aparecimento da orbitopatia de Graves. Mulheres, pacientes com história familiar da doença ou que fizeram tratamento do hipertireoidismo com iodo radioativo, fumantes, idosos e pessoas com níveis elevados de anticorpos contra o receptor do TSH (TRAb) têm risco maior de comprometimento dos olhos.



O paciente com orbitopatia de Graves pode não ter sintomas e apenas perceber que o olho está mais saltado. Contudo, irritação, desconforto ou dor nos olhos, lacrimejamento excessivo, visão dupla ou borrada, inchaço e vermelhidão nas pálpebras podem aparecer. Em casos graves, pode haver perda da visão.
O paciente com hipertireoidismo e estas queixas deve ser prontamente avaliado pelo endocrinologista e, em alguns casos, pelo oftalmologista para confirmar o diagnóstico e instituir o tratamento. Este consiste em evitar o cigarro, tratar o hipertireoidismo, uso de colírios lubrificantes e, em alguns casos, uso de corticoides, radioterapia ou mesmo cirurgia.

Fonte: UpToDate On Line

Dr. Mateus Dornelles Severo
 Médico Endocrinologista
Doutor em Endocrinologia
CREMERS 30.576 - RQE 22.991

Nenhum comentário:

Postar um comentário