quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Ajustes na alimentação fazem parte do tratamento do diabetes

Alimentação equilibrada ajuda a domar a glicose

A dieta adequada para uma pessoa com diabetes mellitus pode ser seguida por todos que buscam uma vida mais saudável, pois tem as gorduras boas dos peixes, castanhas e azeite de oliva, tem cereais integrais no lugar dos refinados, além de baixo teor de sal. Frutas, legumes e verduras devem estar presentes diariamente na alimentação de todos. A diferença é que a pessoa com diabetes deve ter um planejamento alimentar que além de suprir as necessidades calóricas sem causar aumento de peso, também tenha as porções fracionadas para evitar períodos prolongados de jejum, que podem ser causa de hipoglicemias.



Individualização é a chave do sucesso

Para um planejamento alimentar eficiente, são necessários uma avaliação física e comportamental, além de exames laboratoriais. Desta maneira fica mais fácil orientar uma rotina saudável, com alimentos e exercícios físicos na medida certa. O paciente com diabetes deve ter o compromisso de comer conforme o plano alimentar, dando atenção às quantidades e aos horários recomendados, além de fazer uso correto da medicação prescrita.


Comer um pouquinho, várias vezes ao dia

Refeições fracionadas, isto é, em intervalos de no máximo 3 horas devem ser preferidas pela maioria dos pacientes com diabetes especialmente pelos que usam insulina ou comprimidos que possam causar hipoglicemia. Além de evitar queda da glicose, comer pequenas porções várias vezes ao dia traz saciedade e auxilia no controle do peso.


Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista titulado pela SBEM
Doutor e Mestre em Endocrinologia pela UFRGS
CREMERS 30.576 - RQE 22.991
Santa Maria - RS
https://drmateusendocrino.com.br

Texto revisado em 11 de maio de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário