terça-feira, 29 de março de 2016

Dislipidemia em crianças e aumento do risco de doenças cardíacas e vasculares

O que é dislipidemia e quais seus riscos?

A dislipidemia, ou seja, alteração nos lipídios (colesterol e triglicerídeos) no sangue não é uma doença exclusiva de adultos. Em crianças, o aumento do colesterol já começa a trazer prejuízos como a aterosclerose (entupimento dos vasos sanguíneos), que em longo prazo é causa de doenças como o infarto do miocárdio e isquemias.



Quais crianças devem ser avaliadas para dislipidemia?

Principalmente as crianças que estão acima do peso, sedentárias, com pressão alta, com história familiar de doença cardiovascular precoce (familiares homens com menos de 55 anos e familiares mulheres com menos de 65 anos), com problemas cardíacos e diabéticas, devem ter seus níveis de colesterol e triglicerídeos medidos no sangue.

Como é feito o tratamento?

Na maioria das vezes, o tratamento é feito com modificações no estilo de vida da criança e dos familiares. Entre essas intervenções estão:
- dieta saudável para reduzir o peso e os níveis de colesterol e triglicerídeos;
- não exposição à fumaça de cigarro (fumo passivo);
- em algumas crianças com níveis muito elevados de colesterol ou com níveis não tão altos, mas com doenças que aceleram o processo de aterosclerose, o tratamento com medicamentos pode ser necessário.

Caso o seu(sua) filho(a) se enquadre no grupo de crianças que merecem ser avaliadas para dislipidemia, consulte seu endocrinologista ou pediatra. As medidas preventivas funcionam melhor se iniciadas cedo.

Referência:
1- Ferranti SD, Newburger JW. Dyslipidemia in children: Definition, screening, and diagnosis. UpToDate.


Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista
Doutor e Mestre em Endocrinologia - UFRGS
CREMERS 30.576 - RQE 22.991

Texto revisado em 12 de março de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário