sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Sementes oleaginosas ajudam a domar o diabetes

Apenas um punhado por dia

Mais um estudo sobre sementes oleaginosas mostrou benefício no controle do açúcar em pacientes com diabetes. Pesquisadores canadenses publicaram no final do mês de julho de 2014 uma revisão de 11 estudos com um total de 450 pacientes. O consumo de cerca de 50 gramas por dia de castanhas, nozes, pistaches, amêndoas ou avelãs ajudou a baixar significativamente tanto a glicemia em jejum quanto a hemoglobina glicada. Outros benefícios relatados foram diminuição do colesterol LDL (ruim) e dos triglicerídeos, aumento do colesterol HDL (bom) e diminuição da pressão arterial.



Alto valor nutricional pode explicar efeitos benéficos

Aparentemente, os benefícios se devem aos ácidos graxos polinsaturados (gorduras boas), fibras, vitaminas e antioxidantes presentes nestas oleaginosas. Contudo, como são bastante calóricas, os autores do estudo sugerem que elas substituam carboidratos refinados, como pão branco, ou proteínas de origem animal, como a carne vermelha, na dieta.


Vale a pena investir!

Como o número de pacientes foi pequeno e a duração do acompanhamento, limitada, estudos maiores são necessários para avaliar desfechos como diminuição de doenças no coração e vasculares. No entanto, consumir nozes e castanhas desde já é potencialmente muito benéfico para quem tem diabetes.


Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista titulado pela SBEM
Doutor e Mestre em Endocrinologia pela UFRGS
CREMERS 30.576 - RQE 22.991
Santa Maria - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário