sexta-feira, 29 de junho de 2018

“Lentes de contato” nasais para emagrecer – será que funciona?

Imagine que você está andando na rua e passa em frente a uma padaria no exato momento em que os pães saem do formo. Consegue imaginar o cheirinho? Deu água na boca? Pois é, o nosso olfato, especialmente quando somos mais jovens, tem algum efeito no controle do apetite.



Levando isso em conta a empresa Beck Medical desenvolveu um dispositivo para ser usado no nariz que diminui nossa capacidade de sentir aromas sem interferir na respiração. As “lentes de contato” nasais precisam ser usadas por pelo menos 12 horas por dia e duram 2 semanas.
A empresa avaliou a nova tecnologia em um estudo apresentado no Congresso Europeu de Obesidade de 2018. Dos 65 pacientes obesos que completaram o estudo, 37 usaram o dispositivo e 28 formavam o grupo controle. Todos os participantes receberam orientação dietética para reduzir o consumo de calorias. Após 14 semanas, os pacientes com menos de 50 anos de idade que usaram as “lentes” perderam em média 7,7 por cento do peso inicial. Já os pacientes que não usaram, perderam 4 por cento. Os pesquisadores perceberam que os usuários do dispositivo ingeriram menos alimentos e bebidas doces.
Apesar de animadores, os resultados do estudo ainda são preliminares e precisam ser replicados para sabermos qual perfil de paciente realmente pode se beneficiar da invenção. De qualquer maneira, surge uma nova linha de pesquisa no tratamento do excesso de peso e da obesidade: o estudo dos cheiros do que consideramos gostoso de comer.

Fonte: Nasal 'Contact Lens' May Help Fight Obesity - MedScape


Dr. Mateus Dornelles Severo
 Médico Endocrinologista
Doutor em Endocrinologia
CREMERS 30.576 - RQE 22.991


Nenhum comentário:

Postar um comentário