terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Causas e avaliação da ginecomastia - o crescimento das mamas em homens

Chamamos de ginecomastia o aumento do tecido glandular mamário em meninos e homens, algumas vezes associado a desconforto ou sensibilidade nos mamilos. Usualmente é resultado de desbalanço hormonal e tipicamente aparece durante a infância, adolescência ou meia idade. A ginecomastia deve ser diferenciada do aumento mamário causado por acúmulo de gordura, comumente visto em homens acima do peso. Frequentemente, o aumento do tecido mamário diminui por si só, mas existem tratamentos para casos graves ou persistentes. Quando a ginecomastia é causada por alguma doença, o tratamento do problema de saúde também leva à melhora da ginecomastia.
Até 70 por cento dos adolescentes podem desenvolver ginecomastia devido às mudanças hormonais que ocorrem durante a puberdade. Na meia idade, até 65 por cento dos homens são afetados.


Causas comuns de ginecomastia

Embora se pense nos androgênios (como a testosterona) como "hormônios masculinos" e nos estrogênios como "hormônios femininos", tanto homens quanto mulheres produzem ambos os tipos. Nos homens, os androgênios predominam, mas pequenas quantidades de estrogênio também estão presentes. A ginecomastia dá as caras quando há desbalanço, com aumento relativo dos estrogênios e redução relativa dos androgênios. Este tipo de mudança hormonal pode acontecer durante a puberdade, com o envelhecimento e também com o uso de certas substâncias.
As causas mais comuns de ginecomastia em adultos são:
- ginecomastia da puberdade que não apresentou resolução espontânea - 25 por cento.
- uso de medicamentos - 10 a 25 por cento.
- causa desconhecida - 25 por cento.

Puberdade - A ginecomastia da puberdade usualmente melhora sem necessidade de tratamento dentro de 6 meses à 2 anos. A faixa etária mais comumente acometida vai dos 13 aos 14 anos. Em cerca de 20 por cento do casos, o aumento das mamas persiste além dos 17 anos.

Medicamentos - Muitos medicamentos se associam com ginecomastia, incluindo:
- espironolactona: diurético usado no tratamento da insuficiência cardíaca e pressão alta.
- cetoconazol: antifúngico.
- cimetidina, ranitidina e bloqueadores do receptor H2: antiácidos.
- esteroides anabolizantes.
Quando a ginecomastia é causado por medicamentos, a suspensão ou substituição do tratamento pode ser necessária.

Fitoterápicos - produtos cosméticos (loções, sabonetes e xampus) com óleo de lavanda ou óleo de malaleuca (tea tree) contêm fitoestrógenos que podem interferir no equilíbrio hormonal masculino. A ginecomastia causada por esses produtos é reversível após sua suspensão. Derivados de soja, em quantidades moderadas, não costumam causar crescimento do tecido mamário em homens.

Tratamento para HIV/AIDS - homens tomando coquetel para tratamento do HIV/AIDS podem apresentar crescimento das mamas. Na maioria das vezes, o aumento mamário é causado por acúmulo de gordura - efeito adverso do tratamento. Em alguns casos, ginecomastia verdadeira também ocorre.

Causa desconhecida (idiopática) - nem sempre a causa da ginecomastia é identificada. Desequilíbrios hormonais com maior proporção de estrogênios para androgênios costumam ocorrer durante o processo de envelhecimento. Este mecanismo talvez explique a maioria dos casos de ginecomastia idiopática.

Avaliação diagnóstica

A ginecomastia não deve ser confundida com pseudoginecomastia (também chamada de lipomastia), comum em homens acima do peso devido ao acúmulo de gordura na região das mamas.
O médico endocrinologista lança mão do exame físico para diferenciar o que é tecido adiposo e o que é glândula mamária. Quando essa diferenciação é difícil, exames de imagem como a ecografia e a mamografia podem auxiliar. A avaliação dos testículos também é importante. Redução do tamanho ou nódulos podem indicar problemas mais graves.
Em alguns casos, onde a causa da ginecomastia não pode ser identificada apenas com a avaliação clínica (puberdade ou uso de medicamentos, por exemplo), as dosagens hormonais são necessárias. Testosterona, estradiol, LH e HCG direcionam a investigação para causas específicas. Exemplo: um usuário de anabolizantes terá níveis elevados de testosterona e de estradiol e reduzidos de LH e de HCG.

Referência:
1 - Braunstein GD, Anawalt BD. Patient education: Gynecomastia (breast enlargement in men) (Beyond the Basics). UpToDate.

Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista
Doutor e Mestre em Endocrinologia - UFRGS
CREMERS 30.576 - RQE 22.991

Nenhum comentário:

Postar um comentário