segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Avaliação oftalmológica do paciente diabético

Segundo a Associação Americana do Diabetes (ADA), todo paciente diabético, como parte de sua rotina, deve ter avaliações regulares da retina. A retina é a camada mais interna do olho responsável em transformar a luz visível em impulsos nervosos que serão transmitidos ao nosso cérebro. O diabetes pode levar a danos da retina, ou retinopatia, causando perda da visão e cegueira.
A avaliação oftalmológica recomendada é a seguinte...

Pacientes diabéticos do tipo 1: primeira avaliação 5 anos após o diagnóstico. Se não houver sinais de retinopatia, a avaliação poderá ser refeita a cada 2 anos.

Pacientes diabéticos do tipo 2: primeira avaliação no momento do diagnóstico. Se não houver sinais de retinopatia, a avaliação poderá ser refeita a cada 2 anos.

Gestantes com diabetes pré-gestacional: mulheres diabéticas que engravidaram devem avaliar o fundo do olho já no primeiro trimestre da gestação. Conforme os achados, o médico oftalmologista definirá o melhor seguimento, que costuma ser feito de perto já que existe risco de progressão rápida da doença na retina durante a gravidez.


Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista
Mestre em Endocrinologia
CREMERS 30.576

Nenhum comentário:

Postar um comentário