terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Onze passos do monitoramento do paciente com diabetes mellitus

O diabetes mellitus é uma doença crônica, isto é, não tem cura. Toda doença crônica precisa ser monitorada para que se evite progressão e complicações. Os cuidados a seguir são essenciais:


1- Aconselhamento a abandonar o cigarro: todo paciente com diabetes fumante deve ser abordado em TODAS as consultas sobre os malefícios do tabaco, além de ser incentivado a abandonar este hábito.

2- Pressão arterial: deve ser medida em toda consulta e mantida abaixo de 120-130/80 mmHg.

3- Exame do fundo do olho: nos pacientes com diabetes tipo 2, deve ser feito no momento do diagnóstico. No diabetes tipo 1, cinco anos após o diagnóstico. Este exame poderá ser repetido a cada 1 ou 2 anos dependendo dos achados. Intervalos menores podem ser necessários conforme orientação do médico oftalmologista.

4- Exame dos pés: deve ser realizado anualmente. Caso se observe alguma normalidade, o exame será repetido a cada nova visita.

5- Exame odontológico: todo paciente com diabetes deve procurar o dentista pelo menos uma vez ao ano. A doença periodontal, apesar de não ser mais frequente, é mais grave no diabetes.

6- Avaliação do perfil lipídico: exames do colesterol e triglicerídeos devem ser realizados anualmente.

7- Hemoglobina glicada: um dos parâmetros mais importantes, mostra o controle da glicose do paciente com diabetes. Deve ser realizado em intervalos de 3 a 6 meses, dependendo do caso.

8- Albuminúria: o exame de urina que mostra dano inicial nos rins deve ser feito no momento do diagnóstico em pacientes diabéticos tipo 2 e cinco anos após o diagnóstico em pacientes diabéticos tipo 1. Caso esteja normal, deverá ser repetido anualmente.

9- Creatinina: a avaliação da função dos rins deve ser realizada anualmente ou com maior frequência se houver indicação.

10- Vacinação: o paciente com diabetes deve estar vacinado para pneumonia, gripe, hepatite B e tétano. É importante avaliar o calendário vacinal.

11- Educação: o aprendizado é contínuo. A cada nova consulta, dúvidas devem ser sanadas e novas habilidades ensinadas para melhorar o autocuidado e a qualidade de vida.

Referência:
1- Wexler DJ. Overview of general medical care in nonpregnant adults with diabetes mellitus. UpToDate.

Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista titulado pela SBEM
Doutor e Mestre em Endocrinologia pela UFRGS
CREMERS 30.576 - RQE 22.991
Santa Maria - RS

Texto revisado em 3 de agosto de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário