terça-feira, 2 de dezembro de 2014

11 passos do monitoramento do paciente com diabetes mellitus

O diabetes mellitus é uma doença crônica, isto é, não tem cura. Toda doença crônica precisa ser monitorada para que se evite progressão e complicações. No caso do diabetes, os cuidados são os seguintes:
1- Aconselhamento a abandonar o cigarro: todo paciente diabético fumante deve ser abordado em TODAS as consultas sobre os malefícios do tabaco, além de ser incentivado a abandonar este hábito.
2- Pressão arterial: deve ser medida em toda consulta e mantida abaixo de 140/80 mmHg.
3- Exame do fundo do olho: nos pacientes com diabetes tipo 2, deve ser feito já no diagnostico. No diabetes tipo 1, cinco anos após o diagnóstico. Este exame poderá ser repetido a cada 1 ou 2 anos dependendo dos achados. Intervalos menores podem ser necessários conforme orientação do médico oftalmologista.
4- Exame do pés: deve ser realizado anualmente. Caso se observe alguma normalidade, o exame será repetido a cada nova visita.
5- Exame odontológico: todo paciente diabético deve procurar o dentista pelo menos uma vez ao ano. A doença periodontal, apesar de não ser mais frequente, é mais grave no diabetes.
6- Avaliação do perfil lipídico: exames do colesterol e triglicerídeos devem ser realizados anualmente.
7- Hemoglobina glicada: um dos parâmetros mais importantes, mostra o controle da glicose do paciente diabético. Deve ser realizado em intervalos de 3 a 6 meses, dependendo do caso.
8- Albuminúria: o exame de urina que mostra dano inicial nos rins deve ser feito no momento do diagnóstico em pacientes diabéticos tipo 2 e cinco anos após o diagnóstico em pacientes diabéticos tipo 1. Caso esteja normal, deverá ser repetido anualmente.
9- Creatinina: a avaliação da função dos rins deve ser realizada anualmente ou com maior frequência se houver indicação.
10- Vacinação: o paciente diabético deve estar vacinado para pneumonia, gripe, hepatite B e tétano. É importante avaliar o calendário vacinal.
11- Educação: o aprendizado é contínuo. A cada nova consulta, dúvidas devem ser sanadas e novas habilidades ensinadas para melhorar o autocuidado e a qualidade de vida.


Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista
Mestre em Endocrinologia
CREMERS 30.576

Nenhum comentário:

Postar um comentário