quinta-feira, 10 de março de 2016

Puberdade precoce: quando o desenvolvimento sexual começa antes da hora

O que é puberdade precoce?

Puberdade é o conjunto de modificações que o corpo da criança passa para tornar-se adulto. Já na puberdade precoce, estas mudanças começam antes do tempo.
A puberdade normal usualmente começa entre os 9 e 12 anos nas meninas e entre os 10 e 13 anos nos meninos. A puberdade é considerada precoce se começar antes dos 8 anos nas meninas ou antes dos 9 anos nos meninos.



O que causa a puberdade precoce?

A puberdade normal começa quando ovários ou testículos iniciam a produção dos hormônios estradiol e testosterona, respectivamente. Na puberdade precoce a produção hormonal começa antes do tempo, devido a problemas nos testículos, nos ovários, na glândula hipófise ou na área do cérebro conhecida como hipotálamo. Contudo, pode ocorrer puberdade precoce mesmo na ausência de alterações identificáveis. Isso é comum principalmente nas meninas.

Quais são as mudanças que ocorrem no corpo da criança durante a puberdade precoce?

As mudanças são as mesmas que acontecem na puberdade normal, mas surgem antes do tempo.
Nos meninos:
- aumento dos testículos (primeiro sinal);
- aumento do tamanho do pênis;
- crescimento de pelos pubianos, axilares e de barba;
- mudança na voz;
- ejaculação;
- crescimento acelerado.
Nas meninas:
- crescimento das mamas (primeiro sinal);
- crescimento de pelos pubianos e axilares;
- menstruação;
- crescimento acelerado.

Como é feita a avaliação da puberdade precoce?

A avaliação começa com uma história detalhada, incluindo informações sobre a puberdade dos pais. A criança é medida e pesada e o desenvolvimento sexual é avaliado. Havendo necessidade, são pedidos exames de sangue e raio-x da mão para avaliação da cartilagem de crescimento. Conforme o resultado destes primeiros exames, podem ser pedidos testes hormonais confirmatórios e exames de imagem como ecografias dos órgãos genitais ou ressonância magnética da hipófise/hipotálamo.

Como é feito o tratamento da puberdade precoce?

O tratamento apropriado da puberdade precoce é importante, pois evita que a cartilagem de crescimento se feche antes do tempo. Isso preserva a estatura da criança, fazendo com que ela consiga crescer por mais tempo, evitando a baixa estatura.
Algumas crianças com progressão lenta da puberdade podem ser apenas monitoradas de perto. Outras com causas específicas identificadas, como tumores de testículo ou de ovário, podem necessitar de tratamento cirúrgico. Por fim, outras crianças precisam bloquear a puberdade com tratamento injetável.

Caso você desconfie que seu filho(a) está desenvolvendo entrando em puberdade antes do tempo, procure o pediatra e o endocrinologista e faça uma avaliação.

Referência:
1- Harrington J, Palmert MR. Definition, etiology, and evaluation of precocious puberty. UpToDate.

Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista
Doutor e Mestre em Endocrinologia - UFRGS
CREMERS 30.576 - RQE 22.991

Texto revisado em 16 de junho de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário