quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Suco verde: vale a pena?

Espinafre, couve, agrião, salva, brócolis e rúcula podem ser batidos com frutas cítricas como laranja e limão ou água de coco. A bebida resultante, como se imagina, fica verde. Algumas versões ainda levam alimentos ditos funcionais ou termogênicos como gengibre, chia, hortelã ou hibisco. Para quem não tem o hábito de comer hortaliças, bebê-las pode ser uma opção interessante, já que espinafre e companhia limitada são ricos em fibras, vitaminas A, C e do complexo B, minerais como cálcio, além de terem baixo valor calórico. Mas não se engane! Apenas acrescentar o suco verde dentro de um padrão alimentar inapropriado, não vai ajudar a diminuir os dígitos na balança.



De uma maneira geral, deve-se ter cuidado com o consumo de sucos, especialmente os processados. Líquidos tendem a induzir menos saciedade que alimentos que precisam ser mastigados. As versões coadas perdem as fibras, que são importantes, pois diminuem o índice glicêmico da bebida. Quanto menor o índice glicêmico, mais lentamente o açúcar é absorvido no intestino, elevando menos os níveis de glicose na corrente sanguínea.
Um suco verde, para ser saudável, deve ser feito com as hortaliças e frutas inteiras batidas no liquidificador, não ser coado e nem levar açúcar. Além disso, não deve ser consumido para substituir uma refeição ou compensar um abusão alimentar anterior. Também não serve para desintoxicar o organismo. Quem já costuma incluir frutas e verduras regularmente na alimentação, o consumo da bebida não traz vantagem alguma.
Ao fazer o suco, dê preferência a frutas e vegetais da estação. Isso garante, além de mais sabor e menor preço, menos exposição a defensivos agrícolas. E procure consumi-lo logo após o preparo, para preservar vitaminas e outros compostos bioativos. Fica a dica!

Fonte: Fonte: Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição : material de apoio para profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.

Dr. Mateus Dornelles Severo
 Médico Endocrinologista
Doutor em Endocrinologia
CREMERS 30.576 - RQE 22.991

Nenhum comentário:

Postar um comentário