terça-feira, 28 de outubro de 2014

Diabetes mellitus e risco de câncer

Alguns estudos sugerem aumento no risco de certos tipos de câncer (fígado, pâncreas, útero/endométrio, intestino grosso, mama e bexiga) em pacientes com com diabetes mellitus tipo 2, possivelmente devido a obesidade associada. Pacientes adultos com diabetes tipo 2 também têm maior chance de morrer por câncer. Uma revisão de 97 estudos, incluindo mais de 800 mil pacientes, mostrou que pacientes diabéticos têm uma chance de morrer por câncer cerca de 25% maior quando comparados aos pacientes não diabéticos. Além disso, o risco foi maior quanto maior o valor da hemoglobina glicada. Em outras palavras, quanto mais elevado o nível de açúcar no sangue, maior a chance de morrer por câncer.
Contudo, as recomendações quanto ao rastreamento do câncer nos pacientes diabéticos não são diferentes das recomendadas para qualquer outra pessoa com mesma idade e sexo.
O médico endocrinologista tem a função não só de tratar os níveis elevados de glicose, mas também de dar assistência integral ao paciente diabético, inclusive no que se refere a prevenção do câncer.
Fonte: UpToDate OnLine


Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista
Mestre em Endocrinologia
CREMERS 30.576

Nenhum comentário:

Postar um comentário