terça-feira, 28 de outubro de 2014

Diabetes mellitus e risco de câncer

A incidência e a mortalidade por câncer são maiores em pacientes com diabetes

Alguns estudos sugerem aumento no risco de certos tipos de câncer (fígado, pâncreas, útero/endométrio, intestino grosso, mama e bexiga) em pacientes com com diabetes mellitus tipo 2, possivelmente devido a obesidade associada. Pacientes adultos com diabetes tipo 2 também têm maior chance de morrer por câncer. Uma revisão de 97 estudos, incluindo mais de 800 mil indivíduos, mostrou que pessoas com diabetes têm chance de morrer por câncer cerca de 25% maior quando comparados às sem diabetes. Além disso, o risco foi maior quanto maior o valor da hemoglobina glicada. Em outras palavras, quanto mais elevado o nível de açúcar no sangue, maior a chance de morrer por câncer.



Manter acompanhamento com o endocrinologista é fundamental para o diagnóstico precoce

Contudo, as recomendações quanto ao rastreamento do câncer nos pacientes com diabetes não são diferentes das recomendadas para qualquer outra pessoa com mesma idade e sexo.
O médico endocrinologista tem a função não só de tratar os níveis elevados de glicose, mas também de dar assistência integral ao paciente diabético, inclusive no que se refere a prevenção do câncer.

Fonte: UpToDate OnLine


Vídeo - Diabetes pode ser causa de alguns tipos de câncer.



Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista titulado pela SBEM
Doutor e Mestre em Endocrinologia pela UFRGS
CREMERS 30.576 - RQE 22.991
Santa Maria - RS
https://drmateusendocrino.com.br

Texto revisado em 8 de julho de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário