sexta-feira, 1 de maio de 2015

Entenda o que é hipotireoidismo

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta, localizada na região anterior do pescoço, logo abaixo o pomo-de-adão. Ela produz dois hormônios (T3 e T4) que são responsáveis pela regulação da forma como nosso corpo guarda e gasta energia. O funcionamento da tireoide é controlado pela hipófise, também conhecida como "glândula mestra", que se localiza na parte debaixo do cérebro. A hipófise produz o TSH, hormônio que estimula a tireoide a produzir o T3 e o T4.
O HIPOtireoidismo ocorre quando a tireoide não produz quantidade suficiente dos seus hormônios. Não confunda com o HIPERtireoidismo, que é o funcionamento excessivo da glândula. Estima-se que 4 a 10% da população tenha hipotireoidismo, ou seja, é uma doença muito comum.


A falta dos hormônios tireoidianos lentifica o metabolismo e pode causar sintomas como: bócio (aumento do tamanho da tireoide), cansaço, lentidão, depressão, ganho de peso, frio excessivo, pele seca, queda de cabelo, inchaço nos olhos, dificuldade em se exercitar, rouquidão, apneia do sono, constipação, irregularidades menstruais e problemas de ereção. Na grande maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por problemas na própria tireoide, sendo a tireoidite crônica a principal causa. Outras causas de hipotireoidismo são: cirurgia prévia na tireoide, uso de iodo radioativo, uso de alguns medicamentos com lítio e amiodarona e, muito raramente, problemas na hipófise.
O diagnóstico do hipotireoidismo é muito simples. Dosa-se o TSH e o T4 livre no sangue. Confirmado que o paciente tem a doença, inicia-se o tratamento de reposição hormonal com levotiroxina através de comprimidos. Além do uso correto da medicação, o paciente deve fazer avaliações periódicas. A monitorização do TSH permite ajustar a dose da levotiroxina da melhor maneira possível, evitando efeitos indesejáveis. Na grande maioria dos casos, o remédio é para a vida toda.
Caso você suspeite ou já tenha o diagnóstico de hipotireoidismo, procure o endocrinologista para fazer o acompanhamento adequado.

Fonte:
1- UpToDate.

Abaixo, alguns vídeos para aprender mais...

1. Qual a diferença entre HIPO e HIPERtireoidismo.



2. Alterações que o hipotireoidismo pode causar na pele.



3. Maneira correta de tomar a levotiroxina.



4. O tratamento do hipotireoidismo pode causar ganho de peso?



Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista titulado pela SBEM
CREMERS 30.576 - RQE 22.991
facebook.com/drmateusendocrino

Texto atualizado em 5 de novembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário