domingo, 17 de maio de 2015

Nódulos de tireoide: o que você precisa saber

O que são nódulos de tireoide?

A tireoide está localizada na região anterior do pescoço. Esta glândula pode ser acometida por nódulos, que são caroços redondos ou ovais. Os nódulos são relativamente comuns e na maioria das vezes não trazem risco à saúde de quem os possui. Contudo, em alguns casos, podem ser causados por doenças graves, como o câncer.
A tireoide produz hormônios essenciais para regular nosso metabolismo - o T4 e o T3. Geralmente, os nódulos tireoidianos não interferem na produção hormonal. No entanto, alguns podem produzir T4 e/ou T3 em excesso e causar quadro de hipertireoidismo.


Quais são os sintomas que os nódulos de tireoide podem causar?

Grande parte dos pacientes não sente nada. Descobre o nódulo em consultas de rotina ou por exames pedidos por outro motivo, como um ecografia cervical. Por outro lado, algumas pessoas têm sintomas como sensação de corpo estranho ou de aperto no pescoço. Quando existe quadro de hipertireoidismo, perda de peso, fraqueza, coração acelerado e tremor também poderão estar presentes.

Quais exames são necessários na avaliação do nódulo de tireoide?

Para avaliar o nódulo de tireoide são necessários exames de sangue (hormônios da tireoide) e a ecografia (exame de imagem que dá detalhes do tamanho e anatomia do nódulo). Alguns pacientes, dependendo dos resultados desses exames, precisam fazer avaliação complementar com:

Punção aspirativa com agulha fina (PAAF): com uma agulha muito fina se retira uma pequena amostra de células do nódulo para serem examinadas no microscópio. Este exame diz se o nódulo é maligno, benigno ou suspeito.

Cintilografia de tireoide: uma pequena quantidade de iodo radioativo é ingerida para avaliar quais áreas da tireoide concentram mais este elemento. É realizada quando se suspeita que o nódulo esteja produzindo hormônio em excesso.

Qual o tratamento dos nódulos de tireoide?

O tratamento depende se o nódulo causa sintomas compressivos, se produz ou não hormônios em excesso ou se é maligno ou benigno. Nódulos malignos, ou seja, câncer de tireoide, são tratados com cirurgia. Nódulos benignos e assintomáticos podem ser somente observados. Nódulos que produzem hormônio em excesso podem ser tratados com iodo radioativo.

Se você possui ou desconfia que possua nódulo(s) na tireoide, procure um endocrinologista para uma avaliação criteriosa.

Fonte: Thyroid Nodules - UpToDate.


Abaixo dois vídeos interessantes com informações sobre...

...como é feita a avaliação dos nódulos de tireoide.



...as diferenças entre HIPO e HIPERtireoidismo.



Dr. Mateus Dornelles Severo
Médico Endocrinologista titulado pela SBEM
Doutor e Mestre em Endocrinologia pela UFRGS
CREMERS 30.576 - RQE 22.991

Texto revisado em 2 de dezembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário